Galaxy's

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Problemas na nave da missão Apollo 13.



44 anos do: "Houston, estamos com um problema aqui".


No dia 13 de abril de 1970, a conhecida frase “Houston, estamos com um problema aqui” foi dita por Jack Swigert em meio a uma situação que poderia ter terminado em tragédia espacial. Três astronautas da NASA, pela missão Apollo 13, rumo à Lua, a 330 mil quilômetros da Terra, percebem que a nave em que estão a bordo está com uma série de gravesproblemas decorrentes de uma explosão no tanque de oxigênio.

No caso era oxigênio, que não era apenas para respirar, mas também era necessário no processo de produção de energia, geração de água e refrigeração da nave. A sorte dos três astronautas é que o problema aconteceu logo no começo da missão - a nave havia decolado de Cabo Canaveral, na Florida, no dia 11 de abril. O lado triste é que a missão à Lua foi abortada na hora, pois, a partir daquele momento, o foco estava em retornar para a Terra e salvar a vida dos tripulantes. 

Com a ajuda do pessoal de Terra em Houston, cálculos foram realizados para poupar energia, suprimentos e combustível por quatro dias, tempo que a nave conseguisse realizar seu retorno para o nosso planeta. Enquanto esperavam o momento certo para pegar o “impulso” da Lua para retornar para a Terra, os astronautas ficaram no módulo lunar “Aquarius”, projetado para duas pessoas, e tiveram que racionar suprimentos, além de encarar uma temperatura de 4o.C. 

Os tripulantes também precisaram improvisar alguns filtros para não morrerem sufocados pelo gás carbônico da própria respiração. No dia seguinte, a nave estava na posição certa para o retorno da Terra. Três dias depois, o equipamento com os astronautas caiu no Oceano Pacífico, perto da Ilha de Samoa, onde o trio foi resgatado são e salvo. 

Créditos: Seu History.

Nenhum comentário:

Postar um comentário